quarta-feira, 15 de junho de 2011

Helena Magalhães




A Maçã Bravo de Esmolfe e a Lagarta Jeremias

É um livro com cheiro a maçã e fala-nos da aventura de uma lagarta e a amizade que trava com uma coruja, uma viagem repleta de percalços... Explora os sentidos, desde a forma, o tamanho, textura, e cor, ao mesmo tempo que convida a mergulhar no mundo do fantástico...





A Cidade de Vidro
Lembro-me em criança que se criavam momentos mágicos entre mim e o meu pai quando ele me contava uma história, ao mesmo tempo que tingia o branco do papel com a magia das cores, ou até mesmo os traços que os seus dedos rapidamente acasalavam com a história imaginada por ele. - Conta-me mais uma história... Aqui começam os momentos belos de comunicação, uma riqueza nas suas memórias na qual nós seremos cúmplices para toda a vida. No Era uma Vez uma expressão que tantas vezes nos faz remeter para o passado e que nos prende ao irreal e à fantasia, onde a magia nos faz transpor para voos imaginários... Hoje guardo com saudade no bolso da minha alma as histórias de meu pai.


Helena Magalhães, natural de Godim, Peso da Régua, concluiu o terceiro ano do curso superior de Animação e Orientação pela Arte, no Porto. De seguida, fez vários estágios de aperfeiçoamento com grupos de risco, nomeadamente alcoólicos, crianças abandonadas, paralisia cerebral, idosos, esquizofrenia, prostituição, entre outros. Posteriormente frequentou um curso intensivo de Alemão e um outro de pintura na Alemanha. De regresso a Portugal, leccionou aulas de E.V.T. e Educação Visual em algumas escolas do distrito de Vila Real, Porto e Viseu. Trabalhou como Animadora Cultural, ao mesmo tempo, escreveu várias crónicas no jornal semanal, “O Arrais”. O gosto pela literatura e pelos livros de uma forma em geral levou-a a ingressar num Curso técnico de Biblioteca, Arquivo e Comunicação. Fez várias acções de formação relacionadas com a Hora do Conto e, mais recentemente um Curso de Acção Teatro. É mediadora de leitura, fazendo Horas do Conto em várias bibliotecas e escolas do país, dando também conferências sobre Violência doméstica. Editou os livros infantis: “A Cidade de Vidro”, “A Magia de um Sonho”e recentemente "A Maçã Bravo de Esmolfe e a Lagarta Jeremias". "Romper as Grades da Vida" foi a sua primeira investigação, onde relata testemunhos de sete mulheres vítimas de violência doméstica, e "Vidas Separadas", é o seu romance que narra casos de vida.