segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Novo dicionário do Pai Natal

dicionário. 1. Compilação, feita por ordem alfabética, de todas as palavras de uma língua, com a respectiva definição ou a sua equivalência noutra ou noutras línguas. ...
Lexicoteca, Moderna Enciclopédia Universal, tomo VI,Círculo de Leitores, 1984
dicionário do b. Lat. dictionariu < Lat. dictione, locuçãos. m., conjunto dos vocábulos de uma língua ou dos termos próprios de uma ciência ou arte, dispostos por ordem alfabética e com a respectiva significação ou a sua versão noutra língua.
Saber utilizar um dicionário é fundamental. Desde os clássicos em papel, mais ou menos volumosos, aos mais recentes on-line, os dicionários evoluíram e adaptaram-se aos tempos modernos.
Também o velhinho Pai Natal teve de se render e recorrer aos novos recursos tecnológicos que tanto facilitam as tarefas do dia-a-dia. Luísa Ducla Soares revela-nos alguns segredos do mais famoso velhinho de barbas organizados por ordem alfabética à maneira de um dicionário. Este livro tão divertido, mas que também faz pensar, serviu de ponto de partida para conhecer e/ou explorar os indispensáveis dicionários.