quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Museu de Almofala


Almofala (aldeamento,acampamento militar, árabe) é o lugar onde se situa este Museu que nasce como repositório de memórias e de afectos, defendendo o património fungível e infungível e para salvaguardar a identidade das gentes dasserras que lhe são próximas, como é o caso das de Sicó, Aguda, Lousã, Nexebra e terras circundantes do Pinhal Interior.



A CASA AGRÍCOLA REGO VASCONCELOS localiza-se no centro da aldeia de Almofala de Cima, freguesia de Aguda, Figueiró dos Vinhos e dista 10 km da sede do Concelho.
Durante séculos, os campos de Almofala foram ocupados com oliveiras, cereais, hortícolas e, principalmente, comvinhas, tendo os cursos de água assinalados por linhas sinuosas de salgueiros, choupos e freixos. Pode afirmar-se quea base da economia rural é ainda o vinho, o azeite, o milho, os produtos hortícolas e recentemente os eucaliptos. É frequente ver-se o homem, operário e lavrador, no fim do dia regressar ao seu campo, aí desenvolvendo trabalhosde lavoura.


A CASA AGRÍCOLA REGO VASCONCELOS existe desde os finais do século XIX, sendo inicialmente conhecida como dafamília Rego de Almofala de onde sobressaíram professores, agricultores, artistas, funcionários públicos e industriais. A família Rego sempre foi conceituada em toda a região e ainda hoje, passados muitos decénios, são recordados os professores Augusto e José, o industrial de cerâmica e notável agricultor José Rego que com esposa, Alice da Conceição Marques ofereceram trabalho a centenas de pessoas, o mestre carpinteiro Francisco Lopes e o Director de Estradas do Distrito de Leiria, Manuel Lopes do Rego, cujo valor foi reconhecido pelos últimos reis e pelos primeirospresidentes da república.

ABERTURA, SÁBADO, 23 DE OUTUBRO DE 2010, 15 HORAS.