quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mudar o Mundo


O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi, a 5 de Junho último, o palco escolhido para a apresentação pública do livro Mudar o Mundo, da autoria de José António Pereira Rodrigues, recordado ainda hoje por familiares e amigos como o Zé Tó, falecido prematuramente aos 14 anos de idade na sequência de um grave acidente rodoviário.

Mudar o Mundo apresenta dois contos escritos na aula de Português da professora Marina Valle, actual vereadora da Câmara Municipal de Lamego, na altura a leccionar na Escola EB 2/3 de Lamego, que abordam importantes valores que expressam o amor precoce do Zé Tó a tudo o que o rodeava: a literatura e o Ambiente.

A sua inspiração precoce deu origem aos textos Também eu posso mudar o Mundo e O valor das Árvores, premiados pela autarquia de Lamego e pelo Governo Civil de Viseu, instituições que apoiam agora a edição desta obra.

Durante a apresentação pública de Mudar o Mundo, os seus pais, o seu irmão Rui e antigos professores recordaram “o menino calmo, terno, gentil, cheio de esperança”, capaz de contagiar todos com a sua “honestidade, simplicidade, alegria, força e vontade”. Um “menino bom” que optou por fazer parte do movimento dos Escoteiros e impulsionar a criação do jornal escolar Sempre Jovem, no qual, com grande entusiasmo, preparava trabalhos e fazia entrevistas. Já na altura revelava uma utilização eficaz da palavra escrita.

Editado pela Tiquetaque Editora, a apresentação pública da obra Mudar o Mundo contou com a presença, entre outras personalidades, de Francisco Lopes, Presidente da Câmara de Lamego, e Miguel Ginestal, Governador Civil de Viseu.