terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Lágrimas de Guerra de Mário Brochado Coelho


Lágrimas de Guerra
de Mário Brochado Coelho
Edição/reimpressão: 1989
Páginas: 354
Editor: Edições Afrontamento
ISBN: 9789723602234
Colecção: Textos
Sinopse
Um diário, uma memória, um testemunho. Feito pelo então alferes miliciano Mário Brochado Coelho, mobilizado para Angola no início dos anos 60, e publicado tal e qual foi escrito, num dia-a-dia de factos e de memórias: as reacções e os espantos, as revoltas e as ternuras.

Introdução
«Passados quase 25 anos é tempo ainda para pagar dívidas. É tempo ainda para recuperar a memória perdida. Dar testemunho através das palavras, das ideias e dos factos dos anos de guerra. Agora que o silêncio tudo parece ocultar e que começa a ser tentação demasiado fácil fazer ficção sobre uma realidade que se deixou esquecer ou distorcer, é tempo de recuperar o passado incómodo que somos. É tempo de dar vida aos mortos e violentados que a nossa falta de memória matou e violentou segunda vez.
Este é o meu diário da guerra de Angola. Assim o escrevi. Assim o quero publicar. Com fidelidade. Tal e qual. Será o meu contributo para uma história que, entre nós, ninguém quer fazer. Será o meu contributo para conceder alguma forma e alguma verdade a vidas e gestos injustamente esquecidos ou deliberadamente ignorados.
Um encontro, também. Comigo, o de então ou o de sempre; com os amigos de então ou de sempre; com as ideias de então ou de sempre. Um regresso perturbante. A defesa da memória, minha e de todos.» Mário Brochado Coelho